Brasil tem 8 casos de coronavírus e transmissão interna da doença

499
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Brasília – O número de casos do coronavírus no Brasil aumentou de três para oito, e as autoridades também detectaram o início da transmissão do vírus entre pessoas dentro do território. Antes disso, todos os casos haviam sido importados de outros países.

Além de um quarto caso detectado em São Paulo na manhã de quinta-feira, foram confirmados outros duas ocorrências paulistas, o primeiro no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Outro caso que pode vir a ser confirmado é de uma mulher de 23 anos no Distrito Federal. A paciente viajou em janeiro para a Inglaterra e Suíça, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Segundo ele, dois dos pacientes de São Paulo foram contaminados durante um churrasco com o primeiro paciente do coronavírus no Brasil. Segundo ele, são “duas pessoas contaminadas de transmissão local. Um é familiar e um outro é um que teve contato com a família”, disse.

Segundo ele o ministério ainda comunicará a Organização Mundial da Saúde (OMS) para que categorize o país como casos com transmissão local. A finalidade da distinção se dá por conta de viagens internacionais.