Brasil recebe 3 milhões de doses de vacina da Janssen doadas por EUA

Foto: Johnson & Johnson

São Paulo – O Brasil recebeu no final de semana o total de 3 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Janssen, da Jonhson & Johnson, enviadas pelo governo norte-americano, como parte de doações diretas ao país.

Na manhã de sábado, o Brasil recebeu 942 mil doses da vacina da Janssen, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, completando o envio do primeiro lote com pouco mais de 2 milhões de doses, que chegou na sexta-feira.

“Essa quantidade de doses é a maior já doada pelos Estados Unidos a qualquer país até agora”, disse o embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, que presenciou a chegada do primeiro lote de vacinas. Segundo ele, a doação de 3 milhões de doses vale R$ 165 milhões.

“O Brasil pode contar com os Estados Unidos, como amigo e parceiro. Vamos apoiar os esforços do Brasil no combate à pandemia e na recuperação da economia”, disse Chapman, em mensagem no Twitter.

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, também acompanhou a chegada do primeiro lote. “Nesse momento recebemos essa doação, mas, no futuro, Brasil e Estados Unidos farão, juntos, muito mais pelos países da América Latina e pelos países mais pobres que também enfrentam essa doença”, disse ele.

O governo norte-americano anunciou o envio de 3 milhões de doses de vacina da Janssen ao Brasil na quinta-feira passada, em doações diretas ao país, sem relação com os imunizantes enviados por meio com consórcio global Covax, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No início da semana passada, os Estados Unidos anunciaram a distribuição de 14 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus a países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, por meio da Covax.

A vacina da Janssen é de dose única e foi aprovada para uso emergencial no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de março. O primeiro lote de 1,5 milhão de doses da vacina compradas pelo governo federal chegou ao Brasil na terça-feira passada, e começou a ser aplicada na sexta-feira. Ao todo, o governo encomendou 38 milhões de doses da vacina da Janssen.