Brasil está fora da lista que receberá vacinas da Índia amanhã

Foto: BioNTech

São Paulo – A Índia se comprometeu a enviar vacinas contra a covid-19 para outros países, mas a lista de nações que receberão os imunizantes no curto prazo exclui o Brasil, que aguarda desde a semana passada a liberação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca que foram produzidas no país asiático.

Os países que receberão as vacinas produzidas na Índia no curto prazo são Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Seicheles. Segundo o Ministério de Relações Exteriores indiano, o envio será feito a partir de amanhã. Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício estão na fila para receber também, mas precisam autorizar o envio das doses.

O documento diz ainda que a India está conduzindo uma campanha de vacinação interna contra a covid-19 e que continuará fornecendo vacinas contra a doença a países parceiros “ao longo das próximas semanas e meses de forma faseada. Será garantido que os produtores domésticos tenham estoques adequados para cumprir as exigências domésticas enquanto fornecem ao exterior”, disse o Ministério.