Brasil e Índia assinam acordo em tecnologia, energia e segurança

278
Bolsonaro Modi Índia
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante reunião privada com o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi . Foto: Clauber Cleber Caetano/ Agência Brasil

Brasília – Brasil e Índia assinaram acordos em áreas como ciência e tecnologia, energia, segurança e previdência social. Bolsonaro foi recebido pelo presidente indiano, Ram Kovind, e pelo primeiro-ministro do país, Narendra Modi,segundo informações da Agência Brasil.

Foram assinados 15 atos internacionais com o objetivo de intensificar as relações entre os dois países. Um dos acordos foi na área de bioenergia, prevendo a cooperação entre as duas nações na promoção da produção de biocombustíveis, como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. Entre os materiais incluídos no acerto estão subprodutos da biomassa.

Também foi assinado um memorando para implantação de ações de cooperação na exploração e comercialização no setor de petróleo e gás. Além disso, foram firmadas parcerias nas áreas de cultura, recursos minerais, segurança cibernética, saúde e agricultura.

Foi firmado ainda entendimento com o objetivo de cooperar em ações de investigação e repressão a crimes. Entre as práticas abarcadas estão ilícitos como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas, drogas, explosivos e terrorismo.

Bolsonaro afirmou ainda que irá avaliar o pedido do governo indiano de retirar uma ação na Organização Mundial do Comércio sobre o comércio internacional de açúcar e discutiu uma possível parceria na indústria automotiva.

“O primeiro-ministro falou sobre a possibilidade de fabricar carros flex aqui. Isso poderia vir empresário para cá e colaborar nesse projeto”, afirmou Bolsonaro.