Brasil e EUA representam metade de casos diários de covid-19, diz OMS

786

São Paulo – O Brasil e os Estados Unidos são responsáveis por metade dos casos diários do novo coronavírus no mundo, com mais de 100 mil infectados, disse o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sugerindo que os países estariam na direção errada no combate à doença.

Segundo dados da OMS, Brasil e Estados Unidos notificaram 111.319 novos de covid-19 ontem, aproximadamente metade de todos os novos casos em todo o mundo.

“Muitos países estão indo na direção errada. Em vários países do mundo, estamos vendo aumentos perigosos nos casos de covid-19 e as enfermarias dos hospitais enchendo novamente”, disse Ghebreyesus.

“Parece que muitos países estão perdendo os ganhos obtidos, pois medidas comprovadas para reduzir o risco não são implementadas ou seguidas”, acrescentou.

Nos Estados Unidos, os casos de covid-19 passam de 3,3 milhões e as mortes pela doença superam 135 mil, enquanto no Brasil, o número de infectados é superior a 1,8 milhão, com 72.100 mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.