Boris Johnson alerta em COP26 sobre riscos de catástrofe climática

465
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson / Foto: Divulgação / Governo britânico

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o tempo está se esgotando para os líderes globais agirem e impedirem uma catástrofe climática, em discurso à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida como COP26.

“Estamos praticamente na mesma posição, meus colegas líderes globais, que James Bond hoje. A tragédia é que isso não é um filme e o dispositivo do juízo final é real”, disse Johnson, em discurso de abertura, ao receber os participantes da cúpula em Glasgow, na Escócia.

“Falta um minuto para a meia-noite do relógio do juízo final e precisamos agir agora. Se não levarmos a sério a mudança climática hoje, será tarde demais para nossos filhos o fazerem amanhã”, acrescentou o premiê.

Ele disse ainda que estava lá em Paris há seis anos, quando os líderes concordaram em zerar emissões de carbono e tentar conter o aumento da temperatura do planeta para 1,5 graus Celsius, e que é necessário fazer algo nesta COP26 em Glasgow.

“Temos a tecnologia e podemos encontrar o financiamento, e a questão para todos nós hoje é se temos vontade”, afirmou o premiê. “Quando todos falamos sobre o que vamos fazer em 2050 ou 2060, eu não acho que vai escapar da atenção das multidões de jovens lá fora”, concluiu.