Bolsonaro espera que Guedes resolva questão dos combustíveis nos próximos dias

720
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a solenidade de posse dos ministros da Justiça e Segurança Pública; e da Advocacia-Geral da União no Palácio do Planalto. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

São Paulo, 6 de junho de 2022 – O presidente Jair Bolsonaro disse hoje que espera que o ministro da Economia, Paulo Guedes, resolva a questão dos combustíveis, no que diz respeito à tributação, nos próximos dias.

 

Em entrevista à TV Terraviva, Bolsonaro lembrou que Guedes já se mostrou favorável à posição defendida pelo governo e negociada com o Congresso e que o país poderá ter uma boa notícia sobre os combustíveis nessa semana.

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que dificilmente a privatização da Petrobras será implementada. Bolsonaro voltou a acusar a estatal de ter “uma ganância enorme” e uma margem de lucro exagerada. Conforme o presidente, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, foi nomeado para a pasta recentemente com essa intenção, mas leva um tempo para efetivar a venda.

 

Bolsonaro admitiu que os preços dos combustíveis estão em patamares elevados, mas indicou que vários fatores interferem no custo desse produto entre eles, a margem de lucro da Petrobras.

 

O presidente disse ainda que pode recriar até três ministérios caso consiga a reeleição, em outubro. Ele citou, nominalmente, a possibilidade do retorno das pastas da Segurança Pública, Pesca e Indústria e Comércio.

 

Bolsonaro disse ainda que o ministro da Economia, Paulo Guedes, ficará no cargo em um eventual segundo mandato. O presidente citou pressões que às vezes sofre para demitir Guedes, mas ressaltou que prefere conversar com o ministro para resolver eventuais problemas a tirá-lo do cargo.

 

Guedes vem sendo criticado dentro da ala mais política do governo pela falta de ação da Economia para amenizar a inflação no país, em especial a disparada no preço dos combustíveis.

 

Copyright 2022 – Grupo CMA