Bolsonaro diz que liberará R$ 20 bi para vacina ‘nos próximos dias’

206
Os presidentes da República, Jair Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, fazem declaração à imprensa no Planalto. (Foto: Carolina Antunes/PR)

Brasília – O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou esta quarta-feira (16) que “através do nosso ministro Paulo Guedes, nos próximos dias, com toda certeza ainda nessa semana, R$ 20 bilhões de reais para comprarmos a vacina daquela daquela empresa que se encaixar nos critérios de segurança e efetividade da nossa Anvisa”. O presidente voltou a projetar a assinatura de uma Medida provisória (MP) para a compra e reforçou a posição durante o lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Durante seu discurso Bolsonaro afirmou que a estratégia convergia da união de todos os 27 governadores e afirmou que algumas decisões durante a pandemia foram tomadas por medo, discurso distinto do que vinha sendo feito oficialmente. “A grande maioria. Foram essenciais para chegarmos a esse dia e obviamente rendo minhas homenagens aqui ao nosso ministro Eduardo Pazuello, que capitaneou essa liderança. Dizer a todos os brasileiros, todos aqui tem responsabilidade, também senhores deputados e senadores que ajudaram em muitos nos momentos que precisavam de uma urgência para votar projetos para socorrer estados e municípios na busca de solução para esse problema”, disse.