Bolsonaro dedicará mais tempo à articulação política

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro disse que vai reservar “meio dia” da própria agenda para conversar com deputados e senadores, numa tentativa de aproximar o Palácio do Planalto do Congresso e facilitar a tramitação das reformas econômicas propostas pelo Poder Executivo.

“Eu estou pronto para o diálogo. Na medida do possível atendo parlamentares. Alguns acham que eu estou fazendo pouco. Vamos agora deixar pelo menos meio dia da minha agenda no Brasil para atender deputados e senadores”, afirmou ele ontem, em entrevista à rede de televisão Record.

A sinalização de maior abertura a demandas dos congressistas foi feita depois de uma semana de crise no diálogo entre a Câmara e o Palácio do Planalto que envolveu inclusive troca de farpas pública entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A tensão provocou queda na bolsa, em meio a receios de que a falta de diálogo pudesse levar a uma tramitação mais lenta, à diluição ou à rejeição da proposta de reforma da Previdência apresentada pelo Poder Executivo.

Sobre potenciais alterações à proposta pelo Congresso, como as defendidas por líderes que representam mais de 278 deputados do chamado “centrão, Bolsonaro disse que se o Congresso quiser alterar a proposta, “a bola está com eles”.

As alterações defendidas pelo grupo incluem a retirada das mudanças nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC), da aposentadoria rural e da desconstitucionalização das regras previdenciárias. As alterações devem diminuir o grau de economia previsto com a reforma, algo que pode dificultar os planos futuros do ministro Paulo Guedes para lançar uma previdência baseada no regime de capitalização.

“O que eu apresentei para o parlamento não é um projeto meu, é do Brasil. O parlamento é muito importante para aperfeiçoar esta proposta. Não pode ficar sem votar. Se o Brasil não aprovar a reforma da Previdência estaremos a um passo do caos econômico onde todos perderão”, disse Bolsonaro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com