BoFA e BTG destacam expansão do crédito e aumento da inadimplência

Imagem: Shutterstock

São Paulo – O Bank of America (BoFA) destacou que os dados de crédito de fevereiro apresentados ontem pelo Banco Central mostraram aceleração do crescimento dos empréstimos com deterioração da inadimplência e compressão do spread.

Segundo os analistas, as carteiras de consumo foram suportadas pelos setores agrícola, imobiliário, pessoal e cartões de crédito, enquanto os empréstimos inadimplentes deterioraram-se pelo segundo mês.

A casa de análise mantém sua visão positiva para os bancos devido aos balanços sólidos construídos em antecipação a uma deterioração esperada na qualidade dos ativos, à expectativa de melhoria no ímpeto dos lucros ao longo do ano e avaliações atrativas dos ativos, disseram, em relatório.

O BTG Pactual avaliou positivamente os dados de crédito de fevereiro em relação a janeiro, mas também alerta para a elevação da inadimplência.

“Os dados de crédito parecem mais favoráveis divulgados no mês anterior. No entanto, sinalizamos a tendência contínua de aumento do endividamento das famílias e do comprometimento com a renda das famílias”, disse, em relatório.