Boas coisas estão ocorrendo na reunião comercial com China, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes e Gustavo Nicoletta

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que boas coisas estão acontecendo nas negociações comerciais com a China, que começaram ontem e continuam ao longo do dia de hoje, em Washington.

“Coisas boas estão acontecendo na reunião de negociações comerciais com a China. Sentimentos mais quentes do que no passado recente, mais parecidos com os velhos tempos. Vou me encontrar com o vice-premiê hoje. Todos gostariam de ver algo significativo acontecer!”, disse Trump, no Twitter.

A delegação comercial chinesa é liderada pelo vice-premiê da China, Liu He. Trump já havia dito ontem que vai se encontrar com Liu na Casa Branca. O presidente norte-americano disse ainda que a negociação do primeiro dia foi “muito, muito boa”.

Trump também disse, em um comentário posterior no Twitter, que um eventual acordo com a China entrará em vigor rapidamente. “Uma das grandes coisas a respeito do acordo com a China é o fato de que, por vários motivos, não teremos que passar pelo longo e politicamente complexo processo de aprovação do Congresso. Quando o acordo estiver totalmente negociado, eu assino em nome do país. Rápido e limpo!”

O presidente Trump possui autoridade para negociar acordos comerciais e submeter o texto de forma mais rápida pelo Congresso dos Estados Unidos. Para isso, é preciso que a Casa Branca mantenha o Congresso informado a respeito das negociações. Em contrapartida, os congressistas se comprometem a apenas aprovar ou reprovar o acordo, sem fazer emendas e sem submeter os acordos aos procedimentos que geralmente são usados para a discussão das leis.

A renegociação do antigo Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio
(Nafta, em inglês) está tramitando sob estas premissas, mas ainda enfrenta
dificuldades para tramitar pelo Congresso.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com