Black Friday e pandemia devem consolidar e-commerce, diz BTG Pactual

Os analistas apontaram que o crescimento de 25% das vendas durante a data superou a expectativa inicial de 20%

650

São Paulo – Uma análise do BTG Pactual sobre a Black Friday aponta fortes resultados da data para as grandes empresas e maior volatilidade para empresas de capital aberto, devido a uma tendência de consolidação das vendas online mesmo com uma expectativa de desaceleração das vendas nos próximos trimestres.

Os analistas apontaram que o crescimento de 25% das vendas do varejo na Black Friday, na semana passada, em comparação à edição do ano passado, ficou acima expectativa inicial de 20% e foi impulsionado por aumento de 16% na quantidade de pedidos e elevação de de 8% no ticket médio, para R$ 652, segundo dados da consultoria ebit/Nielsen, cenário que levou o BTG Pactual a estimar um aumento de aproximadamente 50% dos grandes players do mercado, na base de comparação anual.

O banco também estima bons resultados nas vendas de hoje, conhecida como Cyber Monday, devido à maior presença dos clientes em casa e realização de compras online menos concentradas numa data específica e espera que essas empresas superem o mercado durante este período, já que o setor apresentou desempenho superior ao do mercado de forma consistente durante todo o ano.

No entanto, uma tendência de desaceleração é esperada por conta de antecipação das compras para evitar problemas com as entregas e por conta do recebimento do auxílio emergencial, que deve terminar no ano que vem.