Biden ultrapassa Trump na contagem de votos na Geórgia e na Pensilvânia

215
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Campanha Joe Biden

São Paulo – O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, ultrapassou o atual presidente Donald Trump na contagem de votos em dois estados decisivos nas eleições deste ano: Geórgia, onde 16 votos no Colégio Eleitoral estão em jogo, e na Pensilvânia, que dá ao vencedor mais 20 votos eleitorais.

Com 99% das urnas apuradas na Geórgia, Biden está na frente por penas 917 votos. Segundo dados da Associates Press (AP), o democrata recebeu 2.449.371 votos, contra 2.448.454 votos de Trump. Os dois candidatos estão percentualmente empatados, com 49,4% cada.

Na Pensilvânia, com 98% das urnas apuradas, Biden tem 49,5%, ou 3.295.319 votos, contra 49,4%, ou 3.289.725 votos, de Trump.

Biden possui 264 votos no Colégio Eleitoral, e segue na frente de Trump, que está com 214 votos, segundo a AP. Para vencer a disputa pela Casa Branca, são necessários 270 votos. Se Biden vencer na Georgia, será eleito presidente dos Estados Unidos.

A apuração das urnas ainda está ocorrendo em outros quatro estados, além do Arizona, onde a AP declarou vitória de Biden, o que é questionado pela campanha de Trump. Biden têm vantagem em Nevada, enquanto Trump está na frente na Carolina do Norte, na Pensilvânia e no Alasca.

Em discurso ontem à noite, Trump voltou a questionar o processo eleitoral. Ele disse, sem apresentar evidências, que se forem contabilizados apenas os votos válidos ele seria reeleito. “Se você contar os votos legais, eu ganho facilmente”, afirmou. “Se você contar os votos ilegais, eles podem tentar nos roubar a eleição”.

Biden, por sua vez, disse que “sem dúvida” ele vai ser o próximo presidente dos Estados Unidos, e reiterou a importância de que cada voto seja contabilizado.

“Continuamos a nos sentir muito bem com a situação. E não temos dúvidas de que, quando a contagem terminar, a senadora [Kamala] Harris e eu seremos os vencedores”, disse ele. “Pedimos para as pessoas para ficarem calmas. O processo está funcionando. A contagem está sendo concluída. E saberemos em breve.”

Texto foi atualizado às 11h17.