Biden receberá líderes do Quad na Casa Branca em 24 de setembro

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá no dia 24 de setembro na Casa Branca a primeira Conferência de Líderes do Quad, grupo formado com Japão, Austrália e India, uma aliança estratégica focada em lidar com as preocupações mútuas sobre a China.

“O presidente Biden está ansioso para dar as boas-vindas ao primeiro-ministro da Casa Branca, Scott Morrison, da Austrália, e ao primeiro-ministro Narendra Modi, da India, e o primeiro-ministro Yoshihide Suga, do Japão”, segundo a porta-voz da Casa branca, Jen Psaki, em comunicado divulgado ontem.

De acordo com Psaki, o Quad é uma prioridade da administração de Biden, que visa a se engajar no Indo-Pacífico, inclusive por meio de novas configurações multilaterais para enfrentar os desafios do século 21, após a primeira reunião dos líderes do grupo em março, que foi virtual.

“Os líderes do Quad se concentrarão no aprofundamento de nossos laços e no avanço da cooperação prática em áreas como o combate à covid-19, abordar a crise climática, formar parcerias em tecnologias emergentes e ciberespaço e promover um Indo-Pacífico livre e aberto”.