Biden evita declarar vitória, mas confia que terá 270 delegados

204
O democrata Joe Biden em discurso / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – Diferente do rival Donald Trump, o democrata Joe Biden não declarou vitória antecipada nas eleições presidenciais norte-americanas, mas afirmou em um discurso televisionado que tem certeza de que conseguirá os 270 delegados para assumir a Casa Branca.

“Não estou aqui para declarar vitória. Muitos estados ainda estão contando seus votos, mas tenho certeza de que quando esse processo de apuração acabar, eu conseguirei os 270 delegados e sairei vitorioso”, afirmou ele.

Segundo a contagem da Associated Press (AP), Biden tem 248 delegados até o momento, enquanto Trump tem 214. Para vencer é preciso pelo menos 270 delegados. Na contagem geral, o democrata tem 50,3% dos votos, enquanto o presidente norte-americano tem 48,1%.

Biden encerrou seu rápido pronunciamento com uma mensagem de união. “Essa não é a primeira eleição muito disputada nos Estados Unidos, mas espero que a temperatura baixe após essa eleição e o país se una”, afirmou. “Devemos parar de encarar nossos oponentes como inimigos. Me proponho a governar como um presidente norte-americano”, acrescentou.

Mais cedo, Trump havia declarado vitória e afirmado que iria à Suprema Corte parar a contagem de votos e impedir uma fraude. Sua campanha já entrou com ações em estados cruciais para a disputa como Michigan e Pensilvânia.