Biden defende maior investimento em fabricação de carros elétricos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no Salão Oval da Casa Branca / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a criação de mais fábricas de carros elétricos no país, prometendo mais investimento para trazer o país para a liderança da produção automobilística do mundo.

“Essa é a hora de voltarmos a crescer. Há alguns anos atrás, a China era a oitava produtora de automóveis e nós éramos os primeiros. Hoje, ela é a primeira e nós estamos em oitavo. Precisamos mudar isso hoje”, afirmou ele em discurso a trabalhadores da Ford em Michigan.

Segundo ele, 80% das baterias feitas para carros elétricos são feitos em território chinês e, enquanto isso, a indústria norte-americana sofre com a falta de semicondutores. “Isso nunca deveria ter acontecido, e prometo que nunca mais irá acontecer”.

Biden afirmou que parte de seu plano de infraestrutura envolve a instalação de mais de 80 mil postos de recarga elétrica para carros movidos à energia pelas rodovias norte-americanas. “Também iremos aumentar a capacidade industrial de vocês e injetar dinheiro para a criação de mias fábricas”, acrescentou.

“Quando penso em energia limpa, penso em empregos. Esse é o futuro e mais e mais oportunidades virão. Os Estados Unidos estão de volta e vamos voltar a ser líder também nessa área”, concluiu ele.