Biden dá prioridade para negociação bipartidária em pacote de auxílio

451
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua vice, Kamala Harris / Foto: Campanha Joe Biden

São Paulo — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou que deve tentar primeiro negociar com os republicanos do congresso antes de evocar a lei de reconciliação para aprovar seu pacote de estímulos ao covid-19 de US$ 1,9 trilhão. Ele também alertou para o possível aumento de mortes no país antes da melhora.

“Negociações são complexas e eu desejo manter a intenção de um projeto bipartidário com esse pacote. Por isso, só desejo usar a reconciliação em caso de necessidade”, afirmou Biden em conferência de imprensa.

Biden explicou que deseja ouvir os argumentos dos republicanos e fazê-los ouvir os seus argumentos antes de qualquer tipo de ação. “Eu quero explicar os motivos de cada pedido meu”, disse ele.

O presidente também afirmou que deve demorar em torno de duas semanas até que um acordo seja feito sobre o pacote.

Até lá, Biden diz que espera pelo menos 100 milhões de doses injetadas nos braços dos norte-americanos em seus primeiros 100 dias. “Acho que podemos chegar a 1,5 milhão por dia, em vez de 1 milhão por dia”, disse Biden. “Mas temos que conseguir 1 milhão por dia com certeza.

Ele, no entanto, disse que ainda estamos muito longe de derrotar o covid-19. “Haverá mais mortes”, disse Biden. “Vamos ver algo entre 600 mil a 660 mil mortes antes de mudarmos a situação”.