Biden convida Putin para reunião em terceiro país, diz Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente norte-americano, Joe Biden, convidou o presidente russo, Vladimir Putin, para realizar uma cúpula em um terceiro país, disse a Casa Branca, citando uma conversa por telefone.

“O presidente Biden reafirmou seu objetivo de construir uma relação estável e previsível com a Rússia, consistente com os interesses dos Estados Unidos, e propôs uma reunião de cúpula em um terceiro país nos próximos meses para discutir toda a gama de questões que os Estados Unidos e a Rússia enfrentam”, diz o comunicado.

Segundo a Casa Branca, na conversa de hoje, Biden e Putin discutiram uma série de questões regionais e globais, incluindo a intenção dos Estados Unidos e da Rússia de buscar um diálogo estratégico de estabilidade sobre uma série de controle de armas e questões de segurança emergentes, com base na extensão do Novo Tratado Start.

“O presidente Biden também deixou claro que os Estados Unidos agirão com firmeza na defesa de seus interesses nacionais em resposta às ações da Rússia, como intrusões cibernéticas e interferência eleitoral”, diz a nota.

Na conversa, Biden enfatizou o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e integridade territorial da Ucrânia e expressou preocupação com o aumento da presença militar russa na Crimeia ocupada e nas fronteiras da Ucrânia, e exortou Moscou a diminuir as tensões.