Biden continuará trabalhando com republicanos por pacote bipartidário

155
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente norte-americano, Joe Biden, e um grupo de dez senadores republicanos concordaram em manter negociações adicionais sobre o alívio ao novo coronavírus, enquanto buscam um terreno comum para um acordo bipartidário.

O grupo de republicanos se reuniu ontem com Biden na Casa Branca por cerca de duas horas. Ambos os lados caracterizaram a reunião como produtiva, embora a Casa Branca tenha indicado que o presidente norte-americano não desistiria de sua demanda por um pacote robusto, apesar da oposição dos republicanos.

“O presidente Biden não atrasará a resposta urgente à crise e não se contentará com um pacote que não atenda ao momento”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Na reunião, os senadores republicanos apresentaram seu plano para um projeto de lei de alívio de US$ 618 bilhões, menos de um terço da proposta de US$ 1,9 trilhão de Biden.

Nenhum acordo foi alcançado durante a reunião e os democratas começaram a preparar o terreno para aprovar um projeto de estímulo por meio da reconciliação, o que permitiria que eles dessem luz verde ao pacote com maioria simples na Câmara e no Senado.

Controlando as duas casas, essa tática permitiria aos democratas aprovar um projeto de lei sem votos dos republicanos.