Biden classifica direito a voto como grande desafio nos Estados Unidos

856

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o direito ao voto é o grande desafio dos tempos atuais. As declarações acontecem em um momento no qual vários estados norte-americanos estão aprovando restrições à votação.

Falando na Filadélfia, Biden acusou vários estados e legisladores de dificultarem o acesso de eleitores aos postos de votação e também de invalidar cédulas para cercear a liberdade de escolha dos norte-americanos.

“Os estados estão implementando uma série de medidas para dificultar o acesso aos locais de votação, fazendo com que filas enormes sejam formadas ou exigindo documentos adicionais para que as pessoas desistam de votar”, disse ele. “Legisladores estão tentando decidir quais votos valem e que votos não valem, tentando anular votos de minorias”, acrescentou.

O discurso de Biden acontece em um momento no qual ele está enfrentando uma pressão crescente de ativistas dos direitos civis para combater os esforços das legislaturas estaduais lideradas pelos republicanos para restringir o acesso às urnas.

O mais recente exemplo veio do Texas, cuja Câmara tinha sob sua mesa ontem novas restrições para votação em drive-thru e 24 horas, entre outras medidas.

“Os tribunais irão desafiar os estados para garantir o direito dos norte-americanos ao voto. Não vamos permitir que ameacem a democracia e a liberdade. Na última eleição vimos a contestação de resultados. Só na Geórgia, os votos foram contados três vezes e nenhuma fraude foi encontrada. As pessoas precisam aprender a aceitar o desejo das urnas”, disse.

No Capitólio, os republicanos do Senado se uniram para bloquear uma votação abrangente e um projeto de lei eleitoral e se opõem à Lei John Lewis de Avanço dos Direitos de Voto, que restauraria partes da Lei de Direitos de Voto.

“O mundo está acompanhando o que acontece nos Estados Unidos. Temos a obrigação de defender a democracia e o direito de votar. Teremos um teste ano que vem, quando nossa democracia será colocada à prova”, afirmou Biden, referindo-se às eleições legislativas de 2022.