Biden aprova declaração de emergência de Nova York e Nova Jersey

387
O presidente norte-americano, Joe Biden, caminha ao lado de fora da Casa Branca / Foto: Casa Branca

São Paulo – Os estados norte-americanos de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência ontem após a passagem dos furacão Ida pelos locais. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou a aprovação das declarações e direcionou auxílio financeiro e pessoal para as regiões.
Segundo documento publicado pela Casa Branca, o governo confirma a existência de desastres nos dois estados e “ordena ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais, tribais e locais nas áreas afetadas pelos remanescentes do furacão Ida de 1 de setembro a 3 de setembro de 2021”.
A ação do presidente disponibilizou fundos federais para indivíduos afetados nos condados de Bronx, Kings, Queens, Richmond e Westchester, do estado de Nova York, e de Bergen, Gloucester, Hunterdon, Middlesex, Passaic, e Somerset, em Nova Jersey.
“A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedade não seguradas e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre”, afirma o anúncio.
Segundo o governo norte-americano, o financiamento federal também está disponível para governos estaduais, tribais e locais elegíveis e certas organizações privadas sem fins lucrativos em uma base de compartilhamento de custos para trabalho de emergência e reparo ou substituição de instalações danificadas pelos remanescentes do furacão Ida.
Esse mesmo orçamento pode também ser direcionado para custear medidas de mitigação de risco nos dois lugares.