Biden agradece à Eslováquia por fornecer defesa aérea à Ucrânia

137
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Campanha Joe Biden

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, agradeceu à Eslováquia por fornecer à Ucrânia o sistema de defesa aérea S-300 e disse que os norte-americanos reimplantariam o sistema de mísseis Patriot ao país do leste europeu.
“Desde o início do meu governo, os Estados Unidos têm colocado a maior prioridade no envio de capacidades militares críticas à Ucrânia para que possa se defender contra a agressão russa”, disse Biden num comunicado divulgado pela Casa Branca. “O mundo inteiro testemunhou a eficácia dessas armas, já que as forças ucranianas as usaram para repelir o ataque russo a Kiev”, completou.
Biden disse que além das armas produzidas pelos Estados Unidos, o país também facilita a transferência de capacidades militares às nações aliadas em todo o mundo, agradecendo à ação do governo eslovaco.
“Quero agradecer ao governo da Eslováquia por fornecer um sistema de defesa aérea S-300 à Ucrânia, algo que o Presidente Zelensky pessoalmente levantou comigo em nossas conversas. Os Estados Unidos reposicionarão um sistema de mísseis Patriot para o país em retorno”, afirmou Biden.
O presidente ainda ressaltou que o momento não pode ser de “complacência”, já que as tropas russas continuam com o que ele chamou de “atos de brutalidade” contra a população ucraniana.
“À medida que os militares russos se reposicionam para a próxima fase desta guerra, eu mesmo direcionei meu governo a continuar sem poupar esforços para identificar e fornecer aos militares ucranianos as capacidades avançadas de armas que precisa para defender seu país”, disse Biden.