Biden abre vantagem de 13 pontos sobre Trump em pesquisa Ipsos/Reuters

184
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu 13 pontos percentuais (pp) de vantagem ante o atual presidente do país, Donald Trump, de acordo com a pesquisa Ipsos/Reuters mais recente de intenção de voto.

Segundo o levantamento, 48% dos eleitores registrados votariam em Biden e 35% em Trump, a maior diferença percentual entre eles registrada pela Ipsos/Reuters desde o início deste ano. As eleições serão realizadas no dia 3 de novembro.

A pesquisa foi realizada online, em inglês, entre os dias de 10 a 16 de junho, com 4.426 norte-americanos adultos incluindo 2.047 democratas e 1.593 republicanos. A pesquisa teve um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de mais ou menos 2 pp.

O levantamento mostrou ainda que 57% desaprovam como Trump está lidando com seu trabalho como presidente, enquanto 38% aprovam. Esta é a menor taxa de aprovação do presidente desde novembro, quando o Congresso conduzia um processo de impeachment contra ele.

Além disso, 55% desaprovam como Trump está lidando com a pandemia do novo coronavírus no país, enquanto 40% aprovam, marcando a menor taxa de aprovação desde que a questão foi introduzida na pesquisa, em março deste ano. ]

Nos Estados Unidos, país com o maior número de contaminações e de mortes no mundo, os casos somam mais de 2,1 milhões, com 116 mil mortes.