Biden abre 16 pontos de vantagem sobre Trump em pesquisa de opinião da CNN

143
O democrata Joe Biden em discurso / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu uma vantagem de 16 pontos percentuais (pp) à frente do atual presidente do país, Donald Trump, segundo a pesquisa de intenções de votos da “CNN” conduzida pela “SSRS”.

O levantamento mostrou que Biden tem 57% das intenções de votos, enquanto Trump tem 41%. A pesquisa foi conduzida inteiramente após o primeiro debate entre os dois candidatos e depois que a infecção de Trump pelo novo coronavírus se tornou pública.

A pesquisa foi realizada entre os dias dias 1 e 4 de outubro deste ano, com 1.001 prováveis eleitores. A margem de erro é de 3,6 pp. Na pesquisa anterior da “CNN”, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, Biden aparecia com 50% e Trump com 46% das intenções de voto. Ao divulgar os resultados, a “CNN” lembrou que, nos Estados Unidos, o presidente é eleito pelo colégio eleitoral, não pelo voto popular, e as pesquisas nacionais só podem se aproximar do voto popular.

A pesquisa mostrou ainda que prováveis eleitores preferem Biden a Trump em uma série de questões que consideram criticamente importantes na disputa, incluindo a pandemia do novo coronavírus (59% preferem Biden, 38% Trump), saúde (59% a 39%), desigualdade racial na América (62% a 36%), nomeações para o Supremo Tribunal Federal (57% a 41%) e crime e segurança (55% a 43%). Os dois estão quase empatados sobre quem administraria melhor a economia (50% dizem Biden, 48% Trump), semelhante ao que ocorreram entre os eleitores registrados nas últimas pesquisas.