BCE quer facilitar fusões entre bancos da zona do euro

841
Eurotower, sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt / Foto: BCE

São Paulo – O Banco Central Europeu (BCE) usará suas ferramentas de supervisão para facilitar projetos de consolidação sustentáveis no setor bancário na zona do euro, diminuindo os riscos para o segmento, de acordo com a instituição, em comunicado.

Assim, o BCE publicou hoje um guia para consultas para esclarecer sua abordagem aos projetos de consolidação, que “basear-se em um plano de negócios e integração credível, melhorar a sustentabilidade do modelo de negócios e respeitar os altos padrões de governança e gerenciamento de riscos”.

O BCE visa a “não penalizar planos de integração credíveis com requisitos de capital mais altos”, diz. Desta forma, o ponto de partida para capital será a média ponderada dos requisitos de capital de Pilar 2 dos dois bancos e da orientação de Pilar 2 antes da consolidação.

As orientações do Pilar 2 indicam às instituições de crédito o nível adequado de fundos próprios a manter com vista a disporem de reservas suficientes para suportar situações de tensão.

Por fim, o BCE vai “olhar para o uso de deságio pelos bancos para redução de risco e investimentos em valor agregado”, e “aceitar o uso temporário de modelos internos existentes, sujeito a um forte plano de implementação”.