BCE corta taxa de depósitos para -0,5% ao ano

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa de depósitos em 0,1 ponto percentual (pp), para -0,5% ao ano, uma mínima histórica e a primeira redução em três anos. Além disso, o banco lançou um novo programa de compra de ativos e reforçou suas orientações futuras, relacionando-as diretamente à meta de inflação.

As compras de ativos serão reiniciadas em um ritmo mensal de 20 bilhões de euros a partir de 1 de novembro. “O Conselho do BCE espera que funcionem pelo tempo necessário para reforçar o impacto acomodatício de suas taxas de política e terminem pouco antes de começar a aumentar as principais taxas de juros do BCE”.

O BCE repetiu que continuará reinvestindo o valor principal dos títulos sob o programa de compra de ativos que atingirem o vencimento por um extenso período de tempo após a primeira alta nos juros.

O BCE manteve a taxa básica de juros em zero a taxa da linha mantida com bancos comerciais para concessão de liquidez de curto prazo em 0,25% ao ano. O Conselho do BCE espera que as taxas “permaneçam nos níveis atuais ou abaixo até que veja as perspectivas de inflação convergindo de forma robusta para um nível suficientemente próximo, mas abaixo de 2%”.  

Além disso, “para apoiar a transmissão bancária da política monetária, será introduzido um sistema de duas camadas para a remuneração de reservas, no qual parte das reservas bancárias com excesso de liquidez estará isenta da taxa negativa de depósitos”.

Com relação à nova série de operações de refinanciamento do longo prazo (TLTROs, na sigla em inglês), segundo o BCE, as modalidades serão aletradas para apoiar as condições favoráveis de empréstimo, garantir a transmissão suave da política monetária e apoiar ainda mais a postura acomodatícia.

Assim, a taxa de juros de cada operação será a taxa básica, mas para os bancos que fizerem mais empréstimos, a taxa será menor, e pode ser tão baixa quanto a taxa de depósitos, hoje negativa, durante o período do empréstimo. O BCE também prorrogou o vencimento das operações de dois para três anos.    

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com