BC da China reduzirá taxa de compulsório bancário

649

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) decidiu cortar a taxa de compulsório bancário em 0,50 ponto percentual (pp) no dia 16 de setembro, de acordo com comunicado.

A medida tem como objetivo “apoiar o desenvolvimento da economia real e reduzir o custo real do financiamento social”, diz a nota. Além disso, a taxa será reduzida em 0,5 pp nos dias 15 de outubro e 15 de novembro para alguns bancos comerciais, visando a “promover o apoio a micro e pequenas empresas privadas”.

“O Pboc continuará implementando uma política monetária prudente, para não se envolver na irrigação por inundações, para reorientar e controlar, equilibrar os saldos internos e externos, aumentar os ajustes anticíclicos, manter uma liquidez razoável e manter a taxa de crescimento da base monetária M2 e do financiamento social”, segundo o comunicado.

A medida já vinha sendo sinalizada pelo Pboc. A China tem anunciado uma série de medidas para conter a desaceleração econômica do país, agravada pela prolongada disputa comercial com os Estados Unidos.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,2% no segundo trimestre deste ano ante o mesmo período de 2018, seu menor nível em 27 anos, após a alta de 6,4% no primeiro trimestre.