Barnier alerta Reino Unido sobre acesso a mercados financeiros

697

São Paulo – As empresas do setor financeiro do Reino Unido não poderão operar livremente no mercado da União Europeia (UE), disse o negociador-chefe do bloco europeu para o Brexit, Michel Barnier, em sessão no Parlamento Europeu.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para deixar claro para certas pessoas e autoridades do Reino Unido que não devem se enganar sobre isso. Não haverá equivalência geral contínua sem data de término nos serviços financeiros, nem outros acordos de gestão ou financeiros com o Reino Unido”, afirmou Barnier.

“Nós manteremos o controle dessas ferramentas e manteremos a mão livre para tomar nossas próprias decisões”, disse ele. Os comentários vieram após a mídia britânica reportar que Londres espera um regime de equivalência ampla e permanente nos serviços financeiros.

Ainda segundo Barnier, “não estamos negociando esses tópicos, mas estamos verificando se há consistência e, sempre que possível, concedendo equivalência a setores específicos do setor financeiro. Foi o que fizemos com o Canadá, o que fazemos com os Estados Unidos e o Japão e funciona. Portanto, não vejo por que não deveria funcionar com o Reino Unido”.

Os britânicos deixaram a UE formalmente em 31 de janeiro, e os dois lados têm até o final desde ano para negociarem sua futura relação comercial. A expectativa é de que as conversas comecem em março.