Bancos não perdem dinheiro com Pix, garante Campos Neto

464
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, participa de Café da manhã com Parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. (Foto: Raphael Ribeiro/ BCB)

São Paulo, 11 de agosto de 2022 – O Pix é um ganho para a sociedade e os bancos não perdem dinheiro com o sistema. As afirmações foram feitas pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, durante apresentação no Febraban Tech, na quinta, em São Paulo.

 

A declaração de Campo Neto pode ser considerada uma resposta ao presidente Jair Bolsonaro, que recentemente vinculou a adesão de alguns bancos a manifestos a favor da democracia ao fato de estarem perdendo dinheiro após a popularização do Pix.

 

“Com o Pix, se retira dinheiro de circulação, um custo alto para os bancos. Nosso objetivo não é tirar dinheiro de ninguém. Não é estar ganhando ou perdendo, mas ajudando a todos”, completou o presidente do BC, citando ainda os novos produtos que surgem a partir do sistema.

 

Campos Neto comemorou o fato do Pix estar ganhando espaço e ser cada vez mais popular. O dirigente adiantou que a agenda evolutiva tem tido ritmo importante e que para 2023 há no planejamento a internacionalização do sistema. Em um primeiro momento, expandindo na América Latina, citando países como Colômbia e Uruguai.

 

Campos Neto espera já ter em 2023 uma moeda digital funcionando no país. “Estamos juntando os pedaços em termos de uso de tecnologia no sistema bancário. Tudo está integrado no mesmo projeto. Nasceram separados, mas vão encerrar juntos.”.

 

Para ele é preciso entender que as pessoas estão procurando representação das coisas que tem valor. “Estamos migrando para um mundo tokenizado? Há indícios que sim. Extrair valor de um ativo de forma digital. Criptomoeda é uma forma de colocar ativo num mundo digital. Estamos monetizando até o que é virtual. Estamos apenas no começo e estamos juntos nessa jornada. O sistema financeiro está entendendo isso”.

 

Dylan Della Pasqua / Agência CMA

 

Copyright 2022 – Grupo CMA