Bancos e Bolsa de Valores não abrem no dia 7, feriado da Independência do Brasil

558
Foto: FreeImages.com / Afonso Lima

São Paulo – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e B3 informaram que não haverá atendimento nas agências bancárias e negociações nos mercados no feriado da Independência do Brasil, comemorado na próxima quarta-feira, 7 de setembro.

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos, feriados oficiais de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas, disse a Febraban, em nota.

No dia 8 de setembro o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.

Durante o feriado, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 07/09 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

A B3 informa, em seu calendário de negociação, que no feriado de 7 de setembro também não haverá negociações na bolsa de valores (estarão suspensas as operações de renda variável, ETFs, títulos do agronegócio etc), nos segmentos Cetip UTVM (títulos públicos federais entre outros), Cetip UFIN, Tesouro Direto e Câmara de Câmbio.