Bancos dos EUA são aprovados em teste de estresse do Federal Reserve

427
Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) disse que as maiores instituições financeiras dos Estados Unidos têm condições de resistir a uma recessão severa, abrindo caminho para o pagamento de dividendos e para a recompra de ações após 30 de junho.

Ao divulgar os resultados de seu teste de estresse anual, o Fed disse que todos os 23 bancos no exame de 2021 permaneceram bem acima dos níveis de capital mínimo exigido durante uma hipotética desaceleração econômica.

Esse cenário incluía uma recessão global severa que atinge os detentores de dívidas imobiliárias e corporativas, com o pico de desemprego em 10,8% e queda de 55,0% no mercado de ações. Segundo o Fed, embora a indústria registre baixas de US$ 474 bilhões, o capital de proteção contra perdas ainda seria mais do que o dobro dos níveis mínimos exigidos.

Os testes de estresse medem a capacidade de os bancos norte-americanos de manterem fortes níveis de capital e continuarem emprestando para empresas e famílias em uma recessão severa. O Fed normalmente realiza o teste anualmente, mas acrescentou um segundo teste no segundo semestre do ano passado para contabilizar os estresses relacionados à pandemia de covid-19.

“No ano passado, o Federal Reserve realizou três testes de estresse com várias recessões hipotéticas diferentes e todos confirmaram que o sistema bancário está fortemente posicionado para apoiar a recuperação em curso”, disse o vice-presidente de supervisão do Fed, Randal K. Quarles, em comunicado.

DIVIDENDOS E RECOMPRA DE AÇÕES

O Fed limitou o pagamento de dividendos e proibiu as recompras de ações no ano passado, citando a necessidade de conservar o capital dos bancos durante a crise induzida pelo novo coronavírus. Depois de uma rodada extra de testes de estresse, a autoridade monetária afrouxou algumas dessas restrições, dizendo que os dividendos e recompras não poderiam exceder os lucros dos últimos trimestres.

Antes de o Fed impor suas restrições de pagamento no ano passado, os maiores bancos dos Estados Unidos haviam voluntariamente suspendido as recompras de ações até o segundo trimestre de 2020. Recompras, proibidas pela autoridade monetária até o primeiro trimestre, são a principal forma de os bancos norte-americanos devolverem capital aos acionistas.

No entanto, depois de passar neste último exame, a indústria vai recuperar um pouco de autonomia que perdeu desde a última crise. Agora, sob algo chamado estrutura de buffer de capital de estresse, os bancos ganharão flexibilidade na forma como desejam distribuir dividendos e recompras.

O buffer de capital de estresse é uma medida de capital que cada empresa precisa manter com base no risco de suas operações. O novo regime deveria ter começado no ano passado, mas a pandemia impediu sua implementação.