Banco da Inglaterra mantém taxa de juros inalterada em 0,1%

152

São Paulo – O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juro do Reino Unido inalterada em 0,1% e os estoque de compras de ativos em 745 bilhões de libras, afirmando que a perspectiva para a economia permanece incerta devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus e aos acontecimentos relativos ao Brexit.

A decisão do Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) foi unânime. De acordo com o banco, “as perspectivas para a economia permanecem incomumente incertas”.

“Os recentes aumentos nos casos de covid-19 em algumas partes do mundo, incluindo o Reino Unido, têm o potencial de pesar ainda mais na atividade econômica, embora provavelmente em uma escala menor do que a observada no início do ano”, segundo o BC britânico.

“A trajetória do crescimento e da inflação dependerá da evolução da pandemia e das medidas tomadas para proteger a saúde pública, bem como da natureza e da transição para os novos acordos comerciais entre a União Europeia e o Reino Unido”.

O banco também afirmou que “o índice da taxa de câmbio da libra esterlina caiu cerca de 2%, em parte refletindo os acontecimentos recentes do Brexit”.

Além disso, os dados econômicos do Reino Unido melhoraram um pouco desde a reunião anterior do MPC, em agosto. “Os dados econômicos domésticos recentes têm sido um pouco mais fortes do que o Comitê esperava à época do relatório de agosto, embora, dados os riscos, não esteja claro o quão informativos eles são sobre o desempenho da economia no futuro”.

Com relação aos preços, a taxa de inflação “deve permanecer abaixo de 1% até o início de 2021, embora ligeiramente mais alta do que o esperado na época do relatório de agosto”. A expectativa é de que a taxa alcance a meta de 2% “dentro de dois anos”.

Por fim, “o comitê continuará acompanhando de perto a situação e está pronto para ajustar a política monetária de acordo com suas atribuições. O MPC manterá sob revisão a gama de ações que podem ser tomadas para alcançar seus objetivos”.