Banco da Inglaterra corta taxa de juros de 0,25% para 0,1%

298
Guarda de honra britânica / Foto: Divulgação / Governo

São Paulo – O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou um corte em sua taxa básica de juros de 0,25% para 0,1% como medida de apoio em meio à crise causada pela epidemia do novo coronavírus. O órgão também comunicou um aumento de seu estoque de ativos de 200 bilhões de libras para 645 bilhões de libras, permitindo, assim, novas compras de títulos.
“Em sua reunião extraordinária em 19 de março, o comitê julgou necessário um novo pacote de medidas para cumprir seus objetivos estatutários.

Por isso, votou por unanimidade o aumento da participação do Banco da Inglaterra em títulos do governo do Reino Unido e em títulos corporativos não financeiros de 200 bilhões de libras para um total de 645 bilhões de libras, financiados pela emissão de reservas do banco central, e pela redução da taxa básica de juros em 0,15 ponto percentual (pp) para 0,1%”, afirmou o BoE em comunicado.

Segundo o órgão, a maioria das compras de ativos adicionais incluirá títulos do governo do Reino Unido. “As compras anunciadas hoje serão concluídas o mais rápido possível operacionalmente, consistente com o melhor funcionamento do mercado. O Banco emitirá orientações adicionais ao mercado em devido tempo”, escreveu o BoE.

O BoE também decidiu por aumentar seu programa de regime de financiamento a prazo com incentivos adicionais para as pequenas e médias empresas conhecido como TFSME, na sigla em inglês. O programa, instituído em 11 de março pela primeira vez, oferece financiamento de quatro anos de pelo menos 5% do estoque de empréstimos dos participantes a taxas de juros iguais ou muito próximas da taxa básica. Esse financiamento fica disponível para bancos que aumentam os empréstimos, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs).

A próxima reunião regular do comitê ficou marcada para se encerrar no dia 25 de março, segundo o comunicado do banco. Atas da reunião extraordinária de hoje e da próxima reunião serão publicadas no dia 26.