Banco central mantém taxa de juros inalterada

Por Carolina Pulice

São Paulo – O Banco do Japão (BoJ) manteve inalterada a taxa de juro de -0,1% aplicada sobre as reservas excessivas dos bancos comerciais, manteve inalterada os juros de curto prazo em -0,1%, e também manteve a meta para juros de 10 anos em zero, em decisão de política monetária publicada hoje.

A instituição disse que continuará comprando anualmente o equivalente a 80 trilhões de ienes em títulos soberanos do Japão e 90 bilhões de ienes em fundos imobiliários com cotas negociáveis em bolsa. As compras de ETFs (fundo de índice, ou exchange-traded fund, em inglês) serão feitas num ritmo anual de 6,0 trilhões de ienes.

De acordo com o banco, a situação de risco de queda nas atividades econômicas e preços são significantes, especialmente se for levado em conta o desenvolvimento das economias estrangeiras.

No comunicado, o banco central afirmou que não “hesitaria em tomar medidas adicionais de alívio” se houver uma maior possibilidade de perda da oportunidade de alcançar a estabilidade de preços.

“O banco vai examinar os riscos considerados mais relevantes para a conduta da política monetária e fazer ajustes políticos como apropriados, levando em consideração os desenvolvimentos da atividade econômica e preços assim como as condições financeiras”, completou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com