Banco central do Peru mantém taxa básica de juros em 0,25%

197

Buenos Aires – A diretoria do Banco Central de Reserva do Peru concordou em manter a taxa básica de juros em 0,25%, juntamente com operações para aumentar liquidez. A decisão foi divulgada ontem pela instituição financeira ao anunciar o programa monetário de dezembro.

“O comitê considera apropriado manter uma postura monetária fortemente expansionista por um período prolongado e enquanto os efeitos negativos da pandemia sobre a inflação e seus determinantes persistirem”, explicou o banco central em um comunicado.

Para a decisão de manutenção, a entidade financeira considerou que “a inflação de 2020 estaria localizada no centro da faixa da meta devido a fatores transitórios, e estima-se que a inflação no final de 2021 estará na seção inferior da faixa da meta porque a demanda doméstica seguiria fraca, embora em claro processo de recuperação “.

Além disso, considerou-se que os indicadores deste ano mostraram uma melhoria da atividade económica do país a um ritmo superior ao esperado, mas ainda abaixo dos níveis de 2019.

Tradução: Julio Viana