Banco central do Chile eleva taxa de juros em 0,75 pp, para 1,5%

762

Buenos Aires, 1 de setembro de 2021 – O banco central do Chile aumentou a taxa básica de juros do país em 0,75 ponto percentual (pp), para 1,5%. A decisão foi adotada por unanimidade pelos membros do Conselho, em meio aos riscos de aceleração na inflação.
“O Conselho respondeu à necessidade de evitar a acumulação de desequilíbrios macroeconômicos que, entre outras consequências, podem levar a um aumento mais persistente da inflação que a leva a se desviar da meta de 3% em um prazo de dois anos”, segundo o banco central, em comunicado.
O banco explicou ainda que a variação anual do índice de preços ao consumidor de junho voltou a aumentar 4,5%, e o núcleo da inflação aumentou para 3,8% ao ano, devido aos preços mais elevados de mercadorias e serviços. “As expectativas de inflação de curto prazo aumentaram recentemente”, acrescentou.
“O maior crescimento da atividade e a forte expansão do consumo praticamente fecharam o hiato de atividade no segundo trimestre, e eles retornarão positivos no futuro, aumentando a pressão sobre os preços. Isso implicou em alta da taxa de inflação e eleva suas perspectivas de curto prazo”, destacou o documento.
Tradução: Cristiana Euclydes