Banco central do Canadá mantém taxa de juros inalterada em 0,25%

932
Sede do Banco do Canadá /Foto: Banco do Canadá

São Paulo – O banco central do Canadá manteve a taxa básica de juros do país inalterada em 0,25%, depois de realizar três cortes em março, e anunciou medidas adicionais para apoiar o sistema financeiro do país em meio à pandemia do novo coronavírus.

O banco disse que continuará comprando ao menos 5 bilhões de dólares canadenses em títulos do governo por semana no mercado secundário, e que está temporariamente aumentando o montante de Letras do Tesouro adquiridas em leilões para até 40%, com vigência imediata.

O banco também anunciou um novo programa de compra de títulos de províncias de até 50 bilhões de dólares canadenses, e um novo programa de compra de títulos corporativos de até 10 bilhões de dólares canadenses, apenas de ativos com grau de investimento. Ambos os programas serão implementados nas próximas semanas, segundo o BC canadense.

“Essas medidas funcionarão em conjunto para aliviar a pressão sobre os tomadores de empréstimos canadenses”, diz o comunicado. “O Conselho do banco está pronto para ajustar a escala ou a duração de seus programas, se necessário. Todas as ações do banco visam a ajudar a superar o atual período de contenção e criar condições para uma recuperação sustentável e alcance da meta de inflação”.

Ainda segundo o banco central, a economia do Canadá tem sido afetada por paralisações devido à covid-19 e pelos baixos preços do petróleo, e assim o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve cair entre 1% e 3% no primeiro trimestre. Já a taxa de inflação deve ficar perto de zero no segundo trimestre deste ano.

“À medida que as restrições de contenção forem atenuadas e a atividade econômica for retomada, as ações de política fiscal e monetária ajudarão a sustentar a confiança e estimularão os gastos de consumidores e empresas para restaurar o crescimento”.