Banco central da Turquia corta taxa de juros em 0,50 ponto percentual, para 8,25%

101
Foto: freeimages.com

São Paulo – O banco central da Turquia reduziu a taxa referencial de juros do país, a das operações de recompra de uma semana, em 0,5 ponto percentual (pp), para 8,25%, visando à alcançar estabilidade de preços em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o banco, “a atividade econômica começou a enfraquecer em meados de março devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus no comércio externo, no turismo e na demanda doméstica”.

Com relação aos preços, a evolução das expectativas de inflação e as condições de demanda doméstica levaram à uma tendência moderada, segundo o BC turco A taxa de inflação do país caiu para 10,9% em abril em base anual, de 11,9% em março.

“Apesar da recente depreciação na lira turca devido aos acontecimentos globais, os preços internacionais de commodities, especialmente o petróleo e os metais, afetam favoravelmente as perspectivas de inflação”, diz o banco.

“A orientação monetária será determinada considerando os indicadores da tendência do núcleo da inflação para garantir a continuação do processo de desinflação. O Banco Central continuará a usar todos os instrumentos disponíveis na busca dos objetivos de estabilidade de preços e estabilidade financeira”.