Banco central da Austrália mantém taxa de juros inalterada em 0,25%

109
Fachada do edifício do banco central da Austrália. (Foto: Divulgação/Reserve Bank of Australia)

São Paulo – O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros do país em 0,25%, seu menor nível histórico, afirmando que a desaceleração econômica devido à pandemia do novo coronavírus não é tão severa quanto o esperado.

“A economia australiana está passando por um período muito difícil e está passando pela maior contração desde a década de 1930. Por mais difícil que seja, a desaceleração não é tão severa quanto o esperado anteriormente e uma recuperação está em andamento na maior parte da Austrália”, diz o banco.

“No entanto, é provável que essa recuperação seja desigual e irregular, com o surto do novo coronavírus em Victoria tendo um efeito importante na economia vitoriana”. A região decretou estado de emergência devido ao avanços nos casos de covid-19.

No cenário base, o banco prevê queda de 6% na economia australiana em 2020 e avanço de 5% em 2021. Já a taxa de desemprego deve subir para cerca de 10% no final de 2020, e nos dois anos seguintes diminuir gradualmente para cerca de 7%.

O RBA também manteve a meta de juros para os títulos de dívida pública de três anos em 0,25%. Segundo o banco, os juros dos títulos tem estado um pouco mais altos nas últimas semanas, e assim comprará títulos amanhã no mercado secundário. “Outras compras serão realizadas conforme necessário”, diz.