Banco central da Austrália mantém taxa de juros inalterada em 0,25%

108
Foto: Adrian van Leen / freeimages.com

São Paulo, 6 de outubro de 2020 – O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros do país em 0,25%, seu menor nível histórico, e destacou que vai continuar considerando opções de novos estímulos monetários em meio à pandemia do novo coronavírus.

“O Conselho continua a considerar como um afrouxamento monetário adicional poderia apoiar os empregos à medida que a economia se abre mais”, diz o banco, em comunicado. “O Conselho está comprometido em fazer o que puder para apoiar empregos, receitas e negócios na Austrália”.

Assim, o Conselho “manterá as configurações de política altamente acomodatícias enquanto for necessário”, até que haja progresso em direção ao pleno emprego e esteja confiante de que a inflação ficará de forma sustentável dentro da faixa de meta de entre 2% e 3%.

Segundo o RBA, a recuperação está em andamento na maior parte do país, mas a segunda onda de covid-19 em Victoria resultou em uma nova contração na produção. “A recuperação nacional provavelmente será acidentada e desigual e levará algum tempo até que o nível de produção volte ao nível do final de 2019”.

O banco destacou ainda que a economia australiana experimentou uma forte contração no trimestre de junho, com queda de 7% no Produto Interno Bruto (PIB), mas o declínio “foi menor do que na maioria dos outros países e menor do que o esperado anteriormente”.

O RBA também manteve a meta de juros para os títulos de dívida pública de três anos em 0,25%, e comprou mais 2 bilhões de dólares australianos títulos no início de setembro, elevando o total de compras de títulos do governo desde março para 63 bilhões de dólares australianos.