Banco central da Alemanha alerta que economia do país pode entrar em recessão

Sede do Banco Central da Alemanha, em Frankfurt, Foto: Divulgação/ Bundesbank

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A economia da Alemanha deve continuar fraca no terceiro trimestre deste ano, disse o banco central do país, o Bundesbank, em seu relatório econômico trimestral, aumentando as chances de uma recessão na maior economia da zona do euro.

“A atividade econômica pode declinar ainda mais no trimestre atual”, disseram economistas no relatório. Dados da semana passada mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha no segundo trimestre deste ano caiu 0,1% ante o primeiro trimestre.

“Não há nenhum sinal ainda de um fim para a retração na indústria”, segundo os economistas. “Isso também pode gradualmente começar a pesar em vários setores de serviços.”

Segundo os economistas, no segundo trimestre, houve queda na demanda externa da indústria. As vendas na construção civil e no setor hoteleiro e de restaurantes diminuíram, assim como no comércio atacadista. Apenas o comércio varejista e alguns outros setores de serviços provavelmente forneceram um impulso positivo, afirmaram.

“A economia doméstica ainda está bem; as fraquezas até agora se concentraram na indústria e nas exportações. As disputas comerciais internacionais e o Brexit são razões importantes por trás disso”, disse o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com