Autoridades da China esperam 9 bilhões de viagens no feriado de Ano Novo Lunar

314
Comemoração do ano novo chinês | Foto: Liu Ying/Xinhua

O feriado do Ano Novo Lunar na China é no dia 10 de fevereiro e as festividades chegam a durar 40 dias. Nesse período, são esperadas até 9 bilhões de viagens dos chineses, tanto dentro quanto para fora do país. A previsão é que 80% das viagens sejam feitas de carro, e o restante por trem, avião ou água.

Só na sexta-feira, 9 de fevereiro, são esperadas quase 11 milhões de viagens de trem, que é o principal meio de transporte na China. Nos 40 dias que dura a festa, devem acontecer 480 milhões de trajetos em todo o país, 38% a mais do que em 2023.

Nesse período, há uma enorme quantidade de pessoas que voltam às suas cidades de origem para se reunir com suas famílias e celebrar o novo ano. Esta é considerada a maior migração em massa do mundo.

Quase 11 milhões de viagens de trem, o principal meio de transporte na China, são esperadas na sexta-feira. Um total de 480 milhões de viagens serão feitas em todo o país durante o período de 40 dias, um aumento de 38% em relação a 2023 e 17% em relação a 2019 antes da pandemia.

Já por avião, são esperadas 2 milhões de viagens na sexta-feira e, durante todo o período de festas, devem acontecer mais de 80 milhões. Os dois aeroportos de Xangai, Pudong e Hongqiao, esperam receber um aumento de 57,6% no tráfego de pessoas. Já para o exterior, são esperadas 2,5 mil viagens, especialmente para o Japão, Coreia do Sul e sudeste asiático.