Aumento de novos casos de covid-19 cai para 30% na semana

172
Imagem microscópica do coronavírus
Imagem microscópica do coronavírus causador da COVID-19. (Foto: C.S. Goldsmith e A. Tamin/CDC)

São Paulo – O número de novos casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus cresceu em ritmo menor na semana encerrada no último sábado, mas o número total de mortes provocadas pelo vírus continua aumentando e superou 15 mil neste final de semana, segundo dados do Ministério da Saúde.

Os números mostraram que, na semana até 16 de maio, o número de novos casos confirmados do novo coronavírus no Brasil somou 77.203 – 30% maior que o da semana anterior, quando os novos casos cresceram em 58%, para 59.380.

Ainda assim, a doença continua a se alastrar e a provocar um número crescente de mortes. No domingo, o total de óbitos provocadas pela covid-19 no Brasil atingiu 16.118, enquanto o número de casos confirmados chegou a 241.080.

Considerando apenas domingo, dia em que em geral as notificações de casos e óbitos são menores, houve confirmação de 7.938 casos e 485 mortes pelo coronavírus.

“A maioria aconteceu em períodos anteriores, mas foi inscrita nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde somente de ontem para hoje, após conclusão da investigação da causa da morte. Assim, dos novos óbitos registrados, 298 ocorreram nos últimos três dias. Outros 2.450 óbitos estão em investigação”, disse o Ministério da Saúde.