Atividade industrial no Japão sobe em fevereiro

101
Bandeira do Japão hasteada em frente à ONU. / Foto: Vreative commons

São Paulo, 19 de fevereiro de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 50,6 pontos em fevereiro, após registrar 49,8 pontos em janeiro, segundo dados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit em parceria com o Jibun Bank.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial japonês avançou para 51,3 pontos em fevereiro, depois de marcar 49,2 pontos em janeiro.

A leitura do PMI industrial de janeiro sinaliza uma renovada melhoria no setor, segundo a pesquisa. Tanto a produção e quanto os novos pedidos expandiram-se, e nas maiores taxa vistas desde dezembro de 2018. Novos pedidos de exportação também reportaram crescimento, avançando pela primeira vez em quatro meses e na mais taxa desde março de 2018. O otimismo de negócios fortaleceu-se em fevereiro, que marcou o nono mês consecutivo de sentimento positivo entre os fabricantes japoneses.