Atividade industrial na zona do euro se enfraquece em janeiro

132

São Paulo, 1 de fevereiro de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro caiu para 54,8 pontos em janeiro, depois de ter marcado 55,2 pontos em dezembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A versão preliminar havia mostrado 54,7 pontos em janeiro. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

“A produção industrial da zona do euro continuou a expandir a um ritmo sólido no início de 2021, embora o crescimento enfraqueceu para o nível mais baixo desde que a recuperação começou como novas medidas de bloqueio e a escassez de oferta representa mais desafios para produtores em toda a região”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

“Os atrasos na cadeia de abastecimento pioraram durante o mês para um grau ultrapassado apenas uma vez – durante os bloqueios globais no início do ano passado – em mais de duas décadas de história da pesquisa”, acrescentou ele. Williamson afirmou que o otimismo dos fabricantes atingiu um máximo de três anos em janeiro, mas quaisquer atrasos potenciais para o lançamento da vacina irão adicionar uma camada de incerteza para as perspectivas.