Atividade industrial da China entra em contração em meio a escassez de energia

443

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China caiu para 49,6 pontos em setembro, entrando em contração pela primeira vez desde fevereiro de 2020, após os 50,1 pontos de agosto, segundo dados divulgados pelo departamento oficial de estatísticas do país.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O subíndice que mede apenas a produção das indústrias caiu de 50,9 pontos para 49,5 pontos, enquanto o componente de novos pedidos recuou de 49,6 pontos para 49,3 pontos.
Os preços elevados das matérias primas e a crise de energia em muitas regiões pressionaram o setor industrial da China este mês, bem como a resistência das restrições de Pequim ao setor imobiliário e às indústrias altamente poluentes.
Por sua vez, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 53,2 pontos em setembro, ante 47,5 pontos em agosto, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país.
Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O componente de novos pedidos subiu de 42,2 para 49,0 pontos, enquanto o subíndice de confiança avançou de 57,4 para 59,1 pontos, e segue indicando expansão.