Atividade industrial da Alemanha encolhe mais em setembro

701

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 41,4 pontos em setembro, seu menor nível em mais de dez anos, ante 43,5 pontos em agosto, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 42,7 pontos em setembro, seu menor nível em mais de sete anos, de 45,8 pontos em agosto.

A pesquisa mostrou um declínio sustentado na demanda, com os novos pedidos em mínimas em mais de uma década em setembro. A menor demanda do exterior também permaneceu um fator-chave. “Os números da indústria são simplesmente terríveis”, disse o economista principal do IHS Markit, Phil Smith.

“Toda incerteza em torno das guerras comerciais, as perspectivas para a indústria automobilística e o Brexit estão paralisando os pedidos em carteira, com setembro vendo o pior desempenho do setor desde as profundezas da crise financeira em 2009”, acrescentou ele.