Atividade de serviços na China perde força em janeiro

651

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China caiu para 51,8 pontos em janeiro, de 52,5 pontos em dezembro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 51,9 pontos em janeiro, de 52,6 pontos em dezembro.

A expansão de novos pedidos de serviços desacelerou, indicando desaceleração do crescimento da demanda doméstica, enquanto os novos pedidos de exportação aumentaram. Já o indicador de emprego desacelerou.

“A confiança nos negócios atingiu um nível nunca visto desde setembro de 2018, graças ao acordo comercial da primeira fase selado pela China e pelos Estados Unidos”, disse diretor de análise macroeconômica do CEBM Group, Zhengsheng Zhong.

Por outro lado, disse ele, “como a atual epidemia de pneumonia está colocando pressão na economia, os formuladores de políticas precisam fazer esforços para garantir que não haja grandes interrupções para melhorar a confiança nos negócios”.