Ata do Copom mostra PIB estável no 2T19 e que cenário externo se mostra menos adverso

Por Olívia Bulla

São Paulo – Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) avaliaram, durante a reunião de junho, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve apresentar desempenho próximo da estabilidade no segundo trimestre deste ano, após leve recuo nos três primeiros meses de 2019, em relação ao período imediatamente anterior. Para o Banco Central, essa perda de dinamismo interrompeu o processo de recuperação da economia brasileira visto nos últimos trimestres.

Segundo o BC, tal interrupção fica nítida quando se adota uma perspectiva um pouco mais longa, que sugere ter havido uma mudança na dinâmica da economia após o segundo trimestre de 2018. “Sob essa perspectiva, a recuperação da atividade econômica, que ocorria em ritmo gradual até então, perdeu ímpeto”.

Ainda assim, os membros do Copom avaliam que, em grande medida, os efeitos sobre a atividade econômica dos principais choques sofridos pela economia brasileira ao longo do ano passado se dissiparam. “Além disso, as condições financeiras, que sofreram aperto relevante entre o segundo e o quarto trimestres de 2018, já caminharam para terreno mais estimulativo”, observam. As informações constam na ata do encontro deste mês.

No que se refere à conjuntura internacional, os membros do Copom ponderaram que o cenário externo se mostra menos adverso. Segundo o Copom, os bancos centrais das principais economias sinalizaram, com clareza, disposição para provisão de estímulos monetários adicionais, em caso de necessidade, o que contribuiu para o afrouxamento das condições financeiras globais.

Diante das evidências de desaceleração econômica em vários países, alguns membros do Copom ponderaram que o ambiente global pode ser fator mais relevante para a dinâmica da atividade econômica do que o antevisto. Em geral, os membros do Copom avaliam que os riscos associados a uma desaceleração da economia global permanecem e que incertezas sobre políticas econômicas e de natureza geopolítica podem contribuir para um crescimento global ainda menor.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com