Artigos de impeachment de Trump serão enviados ao Senado na segunda-feira

272
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no hospital Walter Reed / Foto: Casa Branca

São Paulo – O Senado dos Estados Unidos deve receber os artigos de impeachment do ex-presidente norte-americano Donald Trump, na segunda-feira, segundo o líder da maioria na casa, o democrata Chuck Schumer.

“Falei com a presidente Pelosi, que me informou que os artigos seriam entregues ao Senado na segunda-feira”, disse ele no plenário do Senado. “Será um julgamento completo. Será um julgamento justo”, acrescentou.

A Câmara dos Deputados aprovou o impeachment de Trump na semana passada por incitação à violência e insurreição na esteira da invasão ao Capitólio, no início do mês.

No dia 6 de janeiro, Trump fez um comício no qual pediu que seus apoiadores fossem ao local para contestar o resultado da eleição presidencial de novembro. Na ocasião, deputados e senadores estavam certificando a vitória de Joe Biden – que tomou posse nesta quarta-feira.

Será a primeira vez na história dos Estados Unidos que um presidente enfrentará dois julgamentos de impeachment ou que algum presidente sofreu impeachment após deixar o cargo.

“Não se engane: um julgamento será realizado no Senado e haverá uma votação para condenar o presidente”, afirmou Schumer.